Curta nossa página:

facebook.com/cachoeiradomiltao

Siga-nos no Instragram:

@cachoeiradomiltaoecospa

 
 
 
 

Você está em:  

SUSTENTABILIDADE
   
     
 
Projeto: "Trilha do Saber - Cachoeira do Miltão"

A Cachoeira do Miltão Eco Spa, empreendimento do ramo do ecoturismo, está iniciando uma nova etapa em sua história. Além da localidade já oferecer uma infra-estrutura propícia para a aplicação de treinamento interpessoal do ambiente de trabalho, agora ela abre espaço para atividades de Educação Ambiental (EA) voltadas para jovens do ensino fundamental e médio! Deste modo, a Biosfera Jr., empresa júnior do ramo de gestão e consultoria ambiental instalada na UNESP, campus de São José do Rio Preto-SP, em parceria com o empreendimento Cachoeira do Miltão Eco Spa inicia o desenvolvimento de um trabalho de EA, aproveitando a trilha composta por fragmentos de floresta estacional semidecidual, onde está sendo realizado um levantamento florístico, pela mesma empresa, a fim de se conhecer um pouco mais sobre as espécies vegetais deste local. O projeto "Trilha do Saber - Cachoeira do Miltão Eco Spa" vem ao encontro de uma proposta de EA prática e atual, cuja metodologia utiliza-se do próprio ecossistema, a qual se está inserido, para ensinar a teoria de uma forma simples e atraente já que é sabido que com as crescentes pressões humanas no meio ambiente a EA tem se configurado como um veículo cada vez mais importante, na busca de uma participação mais efetiva da sociedade, objetivando mudanças de atitudes que tragam uma relação mais harmoniosa com a natureza.

A Biosfera Jr. além de realizar levantamentos florísticos e monitoramentos na área de EA, atua, também, nos segmentos de consultoria ambiental, arborização, reflorestamento, perícia ambiental, regularização de áreas, levantamento faunístico, elaboração de materiais informativos e etc.

Biosfera Jr.
Consultoria e Educação Ambiental
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Ibilce - UNESP
Rua Cristóvão Colombo, 2265 - Jd. Nazareth - Ala 9
Fone (17) 3221.2555 - E-mail: biosferajr@yahoo.com.br
CEP. 15.054-000 - São José do Rio Preto, SP.

 
 
Projeto: "Quantis - Cachoeira do Miltão Eco Spa"
 
 
 
Projeto: "A Floresta e os Peixes - Cachoeira do Miltão Eco Spa"

Na área da Cachoeira do Miltão Eco Spa temos a rara oportunidade de conhecer uma floresta muito semelhante àquela que cobria boa parte dessa região do estado de São Paulo. A importância dessa floresta para o ambiente aquático é claramente visualizada na qualidade de seus riachos, capazes de oferecer água limpa durante o ano todo.

Então por que as florestas, como aquelas que encontramos na Cachoeira do Miltão Eco Spa, são tão importantes para o ambiente aquático? Podemos citar alguns motivos, mas certamente há outros. Primeiramente, os solos da região noroeste de São Paulo são muito propensos à erosão e, portanto, precisam de cobertura florestal para protegê-los; comparando com outras áreas do estado, naturamente temos baixa disponibilidade de recursos hídricos superficiais; portanto, assegurar que rios não sejam assoreados é questão de sobrevivência para nós; estamos assentados sobre uma das maiores reservas de água doce do planeta e as florestas facilitam a retenção da água para a recarga desse compartimento subterrâneo, que está sendo irresponsavelmente gasto.

No esquema abaixo, podemos visualizar porque as florestas também são importantes para os peixes. Note que, apesar de ser um riacho pequeno, há uma série de organismos que se relacionam através de interações alimentares, que são representadas na teia alimentar. Note também que na base das cadeias alimentares estão folhas que caem da floresta, que são processadas por bactérias e fungos. Juntamente com detritos que se acumulam em meio a raízes e fragmentos de folhas, essas bactérias e fungos são consumidos por invertebrados aquáticos; estes sim, alimentos desses peixes. Portanto, do ponto de vista alimentar, os peixes dependem indiretamente das florestas. Porém, têm dependência direta de abrigos fornecidos por galhos e troncos e do sombreamento, uma vez que eles não são capazes de regular a própria temperatura corporal.

 
 
 
 
WWOOF - Workaway
 
     
 

A Cachoeira do Miltão Eco Spa faz parte da Organização Mundial WWOOF ( World Wide Opportunities on Organic Farms ) - Mundo de amplas oportunidades em fazendas orgânicas.

WWOOF començou na Inglaterra nos anos 70, organizando visitas de gente urbana com interesse de ajudar e contribuir como voluntário em propriedades orgânicas. Hoje, WWOOF é uma organização mundial, com presença em mais de 99 países e milhares de viajantes e propriedades afiliadas.

As propriedades afiliadas a WWOOF recebem jovens viajantes do mundo que querem conhecer o Brasil de uma forma diferente, "aprender fazendo, participando". Os viajantes ajudam com os trabalhos diários na propriedade, e os anfitriões hospedam e alimentam os viajantes, dessa forma realizam um intercâmbio de conhecimento cultural que beneficia a todos.

WWOOF - Uma experiência de aprendizagem, que é baseada em participar nas tarefas diárias de funcionamento da fazenda, incluindo técnicas empregadas como a agricultura biológica, permacultura e Biodinâmica.

A Cachoeira do Miltão Eco Spa faz parte da Workaway.info que é um site que promove integraçao cultural com os voluntários internacionais no mundo e com a proposta de troca de experiências com os viajantes, criando oportunidade de novos projetos relacionados a comunidade local e aprendizado entre ambos.

 
     
   
     
 

"A Cachoeira do Miltão é um lugar maravilhoso - calmo, sombreado e fresco e cheio de vida selvagem, incluindo pássaros fantásticos e atrevidos macacos comedores de nozes. Seu adorável restaurante é abastecido por uma pequena propriedade orgânica que está em processo de expansão; a mesma será enriquecida com mais legumes, frutas e um grande galinheiro. A empresa é muito bem sucedida, mas o futuro parece ainda mais brilhante."

 
     
 
Tim Bromilow, 52 anos, Scotland, UK, Professor Universitário - Universidade da Escócia - Especialista em Solo Orgânico - Agricultura e Horticulura.
 
     
   
     
 

"Minha experiência de voluntária como wwoofing na Cachoeira do Miltão foi uma das melhores experiências da minha vida. Eu descobri coisas maravilhosas num lugar incrível e com pessoas sensacionais. Com certeza estará na minha mente e no meu coração para sempre. "

 
     
 
Laure Nithorynque, 23 anos, Toulouse, França , Cineasta - Cinematografia na instituição de ensino UPEM. Março 2016.
 

VIVA ESSA EXPERIÊNCIA: DAY USE E HOSPEDAGEM.

Design & Hosting: Maxmedia Internet